O FILÓSOFO E A TEOLOGIA

Deus é a única proteção do homem contra as tiranias do homem
(Étienne Gilson).

Pra variar, estou lendo mais um livro de Étienne Gilson: O filósofo e a teologia, publicado pela Academia Cristã em conjunto com a Paulus. Trata-se de um livro indispensável para quem se interessa pelas relações entre filosofia e teologia. Na verdade, o livro trata especialmente da relação do filósofo com a teologia. A obra é quase uma autobiografia do autor, que, em vida, nada mais foi que um filósofo cristão — com o perdão da palavra — “viciado” em teologia, principalmente a teologia tomista. Transcrevo, abaixo, um trecho do livro que é suficiente para perceber o que ora acabamos de dizer:

“… não poderemos mais viver sem a companhia de São Tomás de Aquino. Tais homens [aqueles que se sentem felizes por serem tomistas e que querem partilhar essa felicidade com aqueles que foram feitos para ela] se sentem na Suma de Teologia como peixes no mar. Fora dali, eles se encontram sem água e não têm repouso antes de voltar para lá. É que ali eles encontraram seu meio natural, onde a respiração é mais tranquila e o movimento é mais fácil. No fundo, é isso mesmo que alimenta no tomista este estado de alegria do qual apenas a experiência pode dar uma ideia: ele finalmente se sente livre. Um tomista é um espírito livre. Essa liberdade não consiste evidentemente em não ter nem Deus nem um mestre, mas em não ter outro mestre além de Deus, que liberta de todos os outros. Pois Deus é a única proteção do homem contra as tiranias do homem. Somente ele liberta de seus medos e de sua timidez o espírito que se deixa morrer de inanição diante da fartura de “alimentos terrenos”, porque, sem luz para escolher, ele só sabe ficar esfomeado e sufocado. A felicidade do tomista é a alegria da liberdade que ele experimenta em acolher toda verdade, de onde quer que ela venha”. In: O filósofo e a teologia, p. 206.

 

Étienne Gilson (1884-1978), um dos mais célebres intérpretes da filosofia medieval, foi sem dúvida um dos maiores responsáveis pela sólida retomada do legado de Tomás de Aquino no século XX. Lecionou nos principais centros de estudos medievais: Sorbonne, Strassburg, Toronto, Havard e Louvain.

Alguns livros de Gilson publicados em português:

GILSON, Étienne. Deus e a filosofia. Lisboa: Edições 70, 2003.
_____, O espírito da filosofia medieval. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
_____, A filosofia na idade média. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
_____, Heloísa e Abelardo. São Paulo: EDUSP, 2007.
_____, O filósofo e a teologia. São Paulo: Academia Cristã & Paulus, 2009.

7 comentários sobre “O FILÓSOFO E A TEOLOGIA

  1. Entrei pela primeira vez no seu blog hoje, e vou ler tudo mas aos poucos! Bem, estou sendo muito edificada ao mesmo tempo que instruida!!!Parabéns!!! eu te abencoo pra ser cada vez mais iluminado e transparente nas suas palavras !Um abraço fraternal!!!

  2. Está sendo bom “reencontrá-lo” por aqui, após a rápida conversa em Maringá…Creio que você faz parte daqueles que não só amam a Palavra, mas que mergulham no seu significado, contextualizado, para que ouvintes e leitores reflitam e tenham alimento consistente, na busca do sacerdócio universal.Reinaldo Teixeira”Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina (Cora Coralina)”

  3. Querido Jonas, Sei que és entendido do “Boi Mudo”, ví que o estudou em seu mestrado, e como tú, há outro amante de Aquino, este fervoroso, Éthienne Gilson. Outro trecho da obra que está indicando, nos assegura desta paixão de Gilson por Tomás:”Apenas São Tomás soube praticar exatamente a distinção dos gêneros, pensar como teólogo em qualquer assunto de teologia e como filósofo , em tudo que pertence a filosofia. Logo, a Idade Média cristã teve sim um filósofo, mas houve somente apenas um” (p.99)

  4. Excelente. o filosofo vive até o ponto em que sua filosofia encontra Deus, então envolve-se teologicamente e comunga algo acima da Teologia e Filosofia, algo q lhe preenche e sapientiza.Parabens pela postagem e pelo blogPr.Charles Maciel Vieirahttp://palavraeteologia.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s